Lygia Fagundes Teles

Bem-vindo ao Livros que Encantam, o espaço onde a leitura e a paixão pelos livros se encontram! Aqui, você encontrará um rico universo de indicações literárias, navegando por gêneros, estilos e autores diversos. Boas Leituras!

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um renomado escritor brasileiro que nasceu em 1839, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1908, na mesma cidade. 

Ele é considerado por muitos como o maior nome da literatura brasileira de todos os tempos. Machado de Assis foi um escritor versátil, atuando em diversos gêneros literários, como poesia, romance, crônicas, dramaturgia, contos, folhetins, jornalismo e crítica literária. 

Ele testemunhou eventos importantes da história do Brasil, como a Abolição da escravatura e a transição do Império para a República. Além disso, acompanhou as reviravoltas políticas e sociais que ocorreram no mundo no final do século XIX e início do século XX, e foi um comentador atento desses acontecimentos.

 Apesar de ter nascido em uma família pobre e ter estudado pouco, Machado de Assis se destacou pela sua inteligência e cultura, buscando ascender socialmente. Ele ocupou cargos públicos, como no Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, e ganhou reconhecimento através da publicação de suas poesias e crônicas em jornais. Ao longo de sua vida, Machado de Assis acompanhou transformações históricas significativas no Brasil e no mundo. Na idade madura, ele fundou a Academia Brasileira de Letras e foi seu primeiro presidente unânime.

Machado de Assis

Abaixo você encontrará algumas obras do autor

Dom
Casmurro

Uma história de paixão, obsessão e ciúme se desenrola, em uma narrativa cheia de reviravoltas, que aos poucos constrói um retrato da sociedade brasileira. 

Memórias Póstumas
de Brás Cubas

Brás Cubas está morto. Mas isso não o impede de relatar em seu livro os acontecimentos de sua existência e de sua grande ideia fixa: lançar o Emplasto Brás Cubas. Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa.

Quincas Borba

Quincas Borba é um cachorro, mas esse também é o nome de seu dono, um filósofo de Barbacena, Minas Gerais. Quando este rico pensador morre, deixando para trás uma grande fortuna, seu amigo Rubião é nomeado o único herdeiro da herança.